quarta-feira, setembro 14, 2016

Vai querer?

Eu gostei demais de assistir, ontem, outra vez, o show do compositor e cantor Mateus Aleluia. Ontem, foi um show voz e violão e, outra vez, me identifico, porque o Mateus faz um show em que ele se volta pra sua origem, os deuses, onde ele se organiza. E porque ele é baiano de Cachoeiras, também se organiza lembrando a África, mas brasileiro, leitor.
E, ontem, foi especial, porque nos corredores externos do Teatro da UFF, onde ele se apresentou, tinha uma exposição, onde numa sessão, estavam colocadas muitas fotos desses retratos-molduras - aquelas fotos ampliadas e coloridas que o pessoal do interior punha emolduradas nas paredes das salas – e que são as fotos que imagino ser origem de minh’As Vizinhas de Trás, sobre o que tenho me organizado, ultimamente. Então, tudo é em torno da origem, ta se ligando, as fotos dos antepassados, os deuses, as Vizinhas serem mulheres como mamãe, como eu, como Eva e, numa outra parede, tinha muitas fotos dos santos, que o pessoal da roça, punha também nas paredes e sob o que também se organizam... e que, estou pensando numa série em que minhas Vizinhas se desdobrarão, as Vizinhas –santas. Tudo muito coincidente, tudo muito dizendo coisas, sabe.
Da primeira vez que vi o Mateus Aleluia, escrevi aqui no blog Azum, em 18 de novembro de 2014:
“Essa Semana a gente foi assistir ao show do cantor Mateus Aleluia.
Eu me identifiquei, leit@r. Ele estava todo de branco e tinha uma voz rachada, escancarada, que explodia antes de sair da boca, na garganta, ta se ligando, e era acompanhado por seu violão tranqüilo.
Havia outros músicos, que formavam com ele no palco, assim, uma meia lua. E sua filha, que tocava um teclado e que dividia o vocal com ele.
O Mateus Aleluia foi de uma banda do recôncavo baiano, Os Tincoãs, que atuou nos anos 60, bom leit@r. Nós, eu e Pedro, estivemos em sua terra natal – Cachoeiras - sem saber que ele existia. E tivemos muitas lembranças, porque foi lá que fizemos o vídeo do” Vai Querer?”, minha música com Suely.”

Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=izzSSq2bZqw

Nenhum comentário: