domingo, junho 03, 2012

Lacerdinhas na praça de Alegre, Eu quero ser sua mãe no Canal Brasil e lançamento do Cinema Íris e Mamãe me adora

Quando vinha de volta da rua da praia, ontem, vinha me lembrando daqueles insetos minúsculos que, na praça de Alegre, caíam daquelas árvores bojudas a que chamávamos figueiras. Lembrei-me do nome do inseto, lacerdinha, e tive dúvida se o nome era esse e se as árvores de onde caíam eram, mesmo, as figueiras. Minha desconfiança veio porque nunca mais vi as lacerdinhas, somente naquela época – 1968. E, por isso, não pude pela repetição de ver o inseto mínimo noutras vezes, confirmar seu nome. E também, porque aquelas árvores a que chamávamos de figueiras, não davam figos. Eram árvores troncudas e de copas folhudas, de folhas muito miúdas, de cuja folhagem espessa caíam as lacerdinhas, como piolhos. E tínhamos de proteger os olhos para que elas não caíssem em sua piscina. Em torno ao tronco das figueiras, como fossem veias, desciam outros pedaços de tronco, como estalactites, assim, quase como cipós, mas não eram, porque eram do pr´prio tronco da árvore... é isso.
Achei uma foto. Eram lacerdinhas. Veja, bom leit@r:

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, também conheço este inseto. Cresci no interior na Bahia e chamávamos de Lacerda também. Eram muito comum nos anos 90. Há anos não os vejo.