O filme do Rafael comigo ganhou essa resenha do perfil filmesdochico, no Instagram:
“Homens machucados eram mais bonitos pra mim”. O verso de uma das músicas de Luis Capucho traduz, de certa forma, o que Rafael Saar faz no documentário sobre o compositor e escritor, que ganhou um prêmio especial do júri do @ineditbr. Para contar a história de um homem que se define como um autor de ficção biográfica, Saar buscou um caminho que combina uma interpretação de três de seus livros, cenas encenadas com atores junto ao próprio Capucho e momentos confessionais em que ele mesmo narra recortes de sua trajetória.
É uma costura bastante sofisticada que não apenas nos documenta a vida e a obra deste artista como nos lança em seu próprio universo particular, onde o devaneio e o sexo têm papéis fundamentais. Saar e Capucho nós convidam para os bastidores dos cinemas pornôs frequentados por ele e que viraram matéria-prima para muitos de seus trabalhos. Trazer seu objeto para o papel de intérprete de sua própria narrativa muda a textura do filme, que parte do pragmático realista para o lúdico por causa da encenação.
No meio de uma estrutura fragmentada e cheia de ideias visuais e sonoras, Capucho fala de seu processo de criação e Saar compõe uma série de imagens que podem virar clipes para as músicas do artista ou apenas intervalos criativos que ajudam a compor esta atmosfera de suspensão do estado comum. A parceria funciona na maior parte do tempo, inclusive para compor sua complexa relação de devoção à figura da mãe que ele parece procurar sempre, mas o filme se alonga talvez um pouco demais e a fórmula fica mais à mostra no quarto final.
Mesmo assim, o filme é um achado. A colaboração entre diretor e retratado tem uma química rara que deixa “Peixe Abissal” num lugar muito particular do cinema documental brasileiro. Uma parceria rica e imprevisível que ajuda a traduzir mais que um artista, um homem que se alimenta de sua visão única e multifacetada do mundo.
#inedit #rafaelsaar #luiscapucho
“Homens machucados eram mais bonitos pra mim”. O verso de uma das músicas de Luis Capucho traduz, de certa forma, o que Rafael Saar faz no documentário sobre o compositor e escritor, que ganhou um prêmio especial do júri do @ineditbr. Para contar a história de um homem que se define como um autor de ficção biográfica, Saar buscou um caminho que combina uma interpretação de três de seus livros, cenas encenadas com atores junto ao próprio Capucho e momentos confessionais em que ele mesmo narra recortes de sua trajetória.
É uma costura bastante sofisticada que não apenas nos documenta a vida e a obra deste artista como nos lança em seu próprio universo particular, onde o devaneio e o sexo têm papéis fundamentais. Saar e Capucho nós convidam para os bastidores dos cinemas pornôs frequentados por ele e que viraram matéria-prima para muitos de seus trabalhos. Trazer seu objeto para o papel de intérprete de sua própria narrativa muda a textura do filme, que parte do pragmático realista para o lúdico por causa da encenação.
No meio de uma estrutura fragmentada e cheia de ideias visuais e sonoras, Capucho fala de seu processo de criação e Saar compõe uma série de imagens que podem virar clipes para as músicas do artista ou apenas intervalos criativos que ajudam a compor esta atmosfera de suspensão do estado comum. A parceria funciona na maior parte do tempo, inclusive para compor sua complexa relação de devoção à figura da mãe que ele parece procurar sempre, mas o filme se alonga talvez um pouco demais e a fórmula fica mais à mostra no quarto final.
Mesmo assim, o filme é um achado. A colaboração entre diretor e retratado tem uma química rara que deixa “Peixe Abissal” num lugar muito particular do cinema documental brasileiro. Uma parceria rica e imprevisível que ajuda a traduzir mais que um artista, um homem que se alimenta de sua visão única e multifacetada do mundo.
#inedit #rafaelsaar #luiscapucho
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