quarta-feira, outubro 03, 2018


Eu presto muita atenção nas coisas que estão próximas a mim. E se estou abstraído num livro, na internet, encontro informações esmiuçadas de pessoas e coisas e o que ta fora, ta fora, próximo ou longe. Posso também esmiuçar a mim mesmo e, nisso, todo dia eu vou tentando me organizar aqui, no apezinho, amiúde. Mas também muita ignorância, uma coisa, assim, ao mesmo tempo, obssessiva e sem saber.
Então, isso que ouço dizer, de a sociedade brasileira ser hospitaleira e alegre, eu sempre acho violenta, ameaçadora. Eu sei que aqui no apezinho está construído pra mim um ambiente protetor, a que os amigos vêm aumentar e dar calor. Mas o caso é o que é, sempre viver na ameaça.
Há uma loja, em Icaraí, de roupas para os empregados, assim, uniformes:
roupas de camareiras, de babás, de jardineiros, porteiros, tudo que é trabalho. É uma coisa violenta, ali, com a vitrine enorme dando pra rua. Porque não são roupas para noivos, roupas para senhoras de andar na rua, roupas de crianças, de juventude érótica e livre. Não são roupas, que lembrem a liberdade da vida e que se tenha o desejo de comprar.
São roupas meio que na escravidão.
Aí, a loja faliu.


Nenhum comentário: