sexta-feira, setembro 02, 2011

Sobre o Mamãe me Adora, quando há mais ou menos três anos tive a idéia de escrevê-lo, achei o tema da viagem à Aparecida do Norte, um tema muito pretensioso pra mim, por envolver, oficialmente, o centro espiritual do país e o meu bom leit@r sabe, meus livros são muito no umbigo e tema tão abundante faria com que eu acabasse não abarcando todos os fluxos de narrativa que ele mereceria e tal. Mas, aí, depois do livro pronto, todo ele feito no umbigo, curti muito minha falta de pretensão e achei que escrevi uma boa estória, fina e enxuta, minha e de todo mundo...

Então, depois dele pronto, quando pensei apenas no tema da viagem, sem Aparecida, achei mais pretensioso ainda, mas essa pretensão, felizmente, me ficou absolutamente alheia, por o livro já estar feito. É que as viagens são tema dos grandes escritores e dos grandes livros, um tema milenar, dentro da nossa tradição literária ocidental. Um tema cheio de aventura e poesia que se a gente tiver que pensar muito, a gente não encara. E eu não encarei, fui no fluxo... e ficou cheio de fantasia e delírio, cheio de verdade e de ficção , mistério e revelação, como são mesmo os relatos dos viajantes...deve sair esse ano pelo selo Edições da Meia-noite. Fui.

Nenhum comentário: