sábado, agosto 18, 2007

Enquanto estou a escrever e apenas para melhor situar meus silenciosos leit@res, a ninhada inteira de alguma cachorra da vizinhança chora. Silenciou-se…e outros cachorros latem ao longe, galos cantam em meu vale, pardais gritam. É uma manhã de sábado confortante, sei lá, sinto assim.
Eu adoro cantar, apesar de não ser um cantor que faça interpretação, adoro cantar. Tenho um jeito único(quero dizer que canto apenas de um jeito, se liga) e verdadeiro de cantar minhas músicas.
Depois que fiquei com essa voz que tenho hoje, essa voz velha e abrasante, para fazê-la é nessessário tanto esforço físico de meus músculos envolvidos na produção dos sons dela, que pode parecer, para alguém que nunca antes me tenha visto cantar, que eu esteja a fazer um esforço de interpretação, mas , eu garanto que o meu esforço não passa de um esforço físico, vocal de cantar, apenas isso. E, também, estou sempre muito envolvido com a emoção da música, por isso gosto tanto. Ontem, disse pra o Pedro:
- É muito louco que um cara que tenha voz como a minha tenha a pachorra de cantar, né? Bom, ao menos, é interessante…
- É, sim, Luís- ele disse.
E se eu gosto tanto de cantar, não é menor o meu prazer em ver uma outra pessoa a assumir a emoção de alguma música que eu tenha feito. A música fica mais bela, assim, acredito mais nela, que ganha outra emoção além da minha, não sou mais apenas eu que valido a canção, se ligou?...por isso, fica melhor.
Além de a música ganhar essa validade, ao ser cantada por outra pessoa, tem também a beleza singular de cada cantor que faz a gente sacar outras possibilidades pra bichana, que estavam lá latentes, mas que a gente, que inventou, não extraiu totalmente, deixou de sacar, ta ligado?
Então, é o máximo ser cantado!
Às vezes, o cantor não consegue chegar no ponto da música.
Isso já aconteceu.
De alguém não encontrar o lugar onde está a música e aí não consegue dar validade pra ela. Se não consegue a validade, não consegue mais nada além. Tem um ponto, onde é preciso chegar para que a partir dele eu reconheça minha música com todas as novidades de interpretação o cantor trouxe, ta se ligando?
É como fazer bolo ou doce…

2 comentários:

Círia disse...

É, Luís, eu compartilho desses teuss entimentos em relação à música... e adoro ser cantada (em todos os sentidos!)...
Bj

Fábio Shiraga disse...

Eu me liguei, Luís. Eu acho tua voz muito interessante, tuas músicas e tua voz combinam demais, mas eu queria mesmo saber o que você falou, qual era o sentimento ao ouvir uma outra voz interpretar a tua canção. ;-)

Abração e força sempre.