terça-feira, janeiro 18, 2011

Nesse ponto, onde se comenta o aspecto luxuriante da geometria fractal que ao penetrar entre as dimensões dos pontos, das linhas, dos planos e dos sólidos, então, consegue descobrir e representar a geometria em desordem da natureza, e em resposta a minha pergunta sobre a geometria da língua escrita, vale lembrar o que disse Vilém Flusser a respeito do surgimento da escrita, em seu ensaio intitulado Filosofia da Caixa Preta, de 1985.
Para Vilém Flusser, a língua escrita surgiu a partir do empenho, no segundo milênio antes de Cristo, em se rasgar a imagem “a fim de abrir a visão para o mundo concreto escondido nelas. O método de rasgamento consistia em desfiar as superfícies das imagens em linhas e alinhar os elementos imaginísticos. Eis como foi inventada a escrita linear. Tratava-se de transcodificar o tempo circular da imagem em linear, traduzir cenas em processos”.
Assim, a escrita surge da sistematização de recortes encontrados nos contornos da superfície das imagens, quer dizer, o processo de entrar entre os pontos e linhas das superfícies da realidade é o mesmo da geometria fractal, né, não?.

Nenhum comentário: