sábado, janeiro 03, 2015

A alegria de estar no blog  Falas Musicais, da Klaudia:

http://falasmusicais.blogspot.com.br/http://falasmusicais.blogspot.com.br/

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015


Luís Capucho - CD Poema Maldito

O termo "maldito" foi usado pela primeira vez, na França, no século 19, para designar um grupo de poetas cujo estilo de vida era alternativo, diferente da sociedade estabelecida.  Aqui, o adjetivo era muito comum nos anos 70 , principalmente quando se queria falar de alguns artistas que apesar de terem um trabalho de qualidade, não conseguiam chegar ao grande público.  Eram " rejeitados " pela mídia conservadora e seus trabalhos atingiam apenas  um público bem restrito, formado principalmente por universitários e pessoas mais ligadas à arte em seu sentido mais profundo e estético.  Sérgio Sampaio, Luiz Melodia , Jorge Mautner e Jards Macalé eram (são?) considerados malditos.  Até mesmo o hoje, super popular,  cantor/compositor cearense Fagner esteve um dia nessa categoria.

Luís Capucho, cantor, compositor, violonista, escritor e pintor capixaba, radicado em Niterói, no Rio de Janeiro escolheu nomear seu mais recente CD de  "Poema maldito".  De certa forma, ele também pode ser considerado um "maldito" , no sentido de que o seu trabalho, de muita qualidade, também sempre se manteve ao largo da mídia convencional.

Capucho conseguiu maior visibilidade para seu trabalho depois que Cássia Eller gravou sua canção lindíssima "Maluca".  Recentemente, o talentoso cantor/compositor gaúcho Filipe Catto também incluiu "Maluca" em alguns de seus shows e principalmente no espetáculo em que homenageia Cássia .  Muitos fãs de Catto se interessaram em conhecer mais sobre o compositor que falava que era louco por rosas e começaram a pesquisar sobre Capucho.


O "Poema Maldito" só foi viabilizado devido ao financiamento coletivo para sua produção.  São 11 canções de Capucho e algumas parcerias.  O título é bem adequado, pois tratam-se de poemas em forma de canção.  Com sua verve direta e realista, Capucho nos fala da crueza da vida ao relatar seu encontro com um deficiente físico (Poema Maldito), mas também nos remete aos caminhos do sonho e do romantismo em faixas como "Mais uma canção do sábado" e a lindíssima " Cavalos".

Outro grande poema é "Soneto" de Capucho e Marcelo Diniz:  " Desejo e desejado, a inconsequente incoerência que faz de todo amar, um afogar  a sede neste mar..." e por aí vai.

Acompanhado de seu violão na maioria das faixas, mas tendo também as participações de Felipe Castro (que dividiu com Capucho a produção do disco e também foi o responsável pela gravação), tocando baixo e guitarra e Paulo Baiano no piano, Poema Maldito é um projeto importante e histórico na carreira desse artista que merece ser conhecido por cada dia mais pessoas. Maldito ou Bendito, não importa.  O que interessa é que a união de pessoas em torno da arte faz com que ela chegue às ruas, seja divulgada e fique registrada. O financiamento coletivo ou " crowd-funding" é um grande recurso que pode e deve ser usado cada vez mais pelos artistas nesses tempos em que a qualidade está bem  distante do que é divulgado pelos grandes meios de comunicação.

CD POEMA MALDITO - LUÍS CAPUCHO - VARIÁVEL 5 - TOMBA RECORDS - 2014

1- La nave va (Luís Capucho/Manoel Gomes)
2-Poema maldito (Luís Capucho/Tive)
3-Generosidade (Luís Capucho)
4-Os gatinhos de Pedro (Luís Capucho)
5-Mais uma canção do sábado (Luís Capucho/Alexandre M./Jardim Pimenta)
6-Soneto (Luís Capucho/Marcelo Diniz)
7-O camponês (Luís Capucho/Marcos Sacramento)
8-Formigueiro (Luís Capucho)
9-Meu bem (Luís Capucho)
10-Velha (Luís Capucho)
11-Cavalos (Luís Capucho)

Para conhecer mais: http://luiscapucho.blogspot.com
Postado por

Nenhum comentário: