quarta-feira, maio 07, 2008

Ante-ontem, acordei muito cedo para levar minha mãe ao posto de saúde.
Na fila para pegar a senha, quando a mulher me atendeu com pouco caso, perdi o controle absolutamente e comecei a gritar, brigando com ela.
A fila inteira silenciou para me assistir os gritos.
Era incontrolável e eu continuei por um bom tempo gritando com a atendente e gritava muitos palavrões.
Eu fiquei louco, meu bom leit@r...
Depois de um tempo, calei-me e ficamos eu e mamãe num banco esperando.
A mulher com quem briguei começou a ficar muito solícita com os outros clientes do postinho. E vi que minha gritaria tinha adiantado alguma coisa, mas eu estava com vergonha por ter perdido o controle.
Foi quando ela veio em nossa direção.
Ela veio como se eu não tivesse soltado cobras e lagartos para ela. E disse:
- O Dr Fulano não virá hoje, venha cá para remarcarmos a consulta de sua mãe – e eu fui. Quando estava a seu lado, falei baixinho:
- Desculpa minha falta de controle – ao que ela respondeu:
- Nossa! Eu te estranhei, você não é assim! – e remarcou a consulta para mês que vem.
Aproveitamos que estávamos no posto e mamãe tomou a vacina para gripe.



****

Ontem, acordei outra vez muito cedo para ir ao Oswaldo Cruz tirar sangue.
Fomos eu e Pedro.
Quando vínhamos embora, ainda dentro dos limites do parque, que é o Instituto Oswaldo Cruz, resolvemos ver onde dava uma porta envidraçada que vimos no caminho. Pedro, olhando pela transparência da porta, disse:
- É uma lanchonete – entramos.
Mas não era uma lanchonete. Era um museu. Estavam expostos fotos e imitações gigantescas dos seres que existem no mundo mas que microscópicos, não vemos a olho nu.
Uma estagiária mostrou-nos piolhos e mosquitos da dengue no microscópio.
- Nossa! O Aedes aegypti é lindo! – eu disse olhando o bichano morto na palheta do micro...
Aí, eu disse pra estagiária:
- Tem como eu ver bactéria, vírus, bichos microscópicos? Protozoários? – eu queria ver um protozoário, bom leit@r.
- Não sei informar ao senhor, vou ver com a bióloga! – a estagiária disse e saiu.
Voltei a ver o mosquito da dengue. De repente, surgiu ao meu lado a Paula.
- Ué! Você é a bióloga?
- Sim, sou eu. Esse projeto é da Márcia, foi a Márcia quem projetou o museu... – e ficou nos contando. Ela já conhecia o Pedro de uma festinha. Enquanto conversavam, eu me deitei numa hemácia e fiquei olhando um glóbulo branco diante de uma porrada de bacilos, vírus, bactérias, amebas, sei lá, todos penduradas no teto.
E eu na hemácia, tranqüilo, um puff vermelho e fofo, feito ninho.
O post ta ficando imenso.
Preciso parar...
É isso aí, bom leit@r.

Um comentário:

kali c. disse...

Que legal, Luís:))) e que coincidência!!! Estou trabalhando com a Márcia, na empresa dela e ontem também estivemos lá na FioCruz para uma reunião...

beijos e saudades
Kalic

ah, terça, dia 13 é meu niver