segunda-feira, maio 26, 2008

Itaipu, uma das praias de Nikity, é uma comunidade de pescadores. E tem uma duna enorme e uma lagoa.
É uma praia pequena e tranqüila, onde ficam ancorados os barquinhos pequenos de pescadores e altos barcos de gente rica.
Um canal, feito para que a lagoa receba água do mar, divide Itaipu da praia de Camboinhas, onde mora um pessoal de classe média altíssima. Quando Pedro vem aqui em casa e faz comida, eu digo:
- Huummm...ficou classe média altíssima!!
E a duna de Itaipu é um campo arqueológico dos índios guaranis, onde são encontradas muitas coisas interessantes deixadas pelos índios que viveram lá antes que chegasse o homem branco.
Ontem, eu e Pedro estivemos em Itaipu e vimos um pouquinho de índio que quer as terras de volta.
Eles fizeram suas ocas espremidas num espaço vazio que ainda resta entre a lagoa e o mar, cercaram o lote e estão cobrando um real por cada pessoa que queira ver suas cabaninhas de perto.
Fiquei impressionado!
- Como é que aqueles poucos índios vão fazer, generoso leit@r?
Que coisa!

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Os portugueses mataram 4 milhões e meio de índios. Os primeiros governadores que vieram para cá, vinham com a missão de exterminar tribos inteiras, jogando roupas de doentes com varíola para eles, que as vestiam. Depois, era só esperar que morressem. Esses são os europeus, civilizadíssimos, sempre impressionados com a nossa violência... Os Guaraniz já foram uma nação rica e exuberante. Agora são alcóolatras e vendedores de bigigangas.