sexta-feira, agosto 10, 2018


Cheguei a um outro final de minha As Vizinhas de Trás - Santa Moema e, ainda assim, tem alguma coisa que não vai bem. Porque As Vizinhas de Trás como surgiram, pintadas em telas 20x60cm ou 20x70cm, se olhadas uma única vez, a gente vê todas elas ladeadas, ao mesmo tempo. E se somos chamados pra algum ponto, pra alguma das Vizinhas, o nosso olhar vai olhar especialmente esse detalhe que quisemos, mas já viu tudo antes.
Acontece que essas telas que, até agora, tenho escolhido para As Vizinhas de Trás – Santas, elas são bem maiores. E essa da Santa Moema ainda é maior, porque quis fazer, como nas Vizinhas menores em que aparecem entre quatro e cinco delas ladeadas umas com as outras, quis fazer três Santas Moemas na mesma tela, ladeadas e grandes. Daí, que para o tamanho da sala do apezinho, não é possível que se veja as três de uma só vez. Além disso, como não se consegue ver toda ela ao mesmo tempo, cada parte, cada uma, tem que estar muito de meu gosto, para que possa estar no meu agrado de olhar pra ela sem ver as outras duas.
E não tou gostando do modo como apareceu na tela a Santa Moema do meio entre as outras, uma de cada lado dela. Pensei resolver isso, modificando-lhe um dos olhos, talvez, isso me agrade. Mas nunca desmanchei, antes algo que já tinha tido como pronto. E não sei se consigo refazer, sem deixar marca desse olhar que não está bom. Não sei se tem um macete pra isso.

Nenhum comentário: