sexta-feira, agosto 03, 2018


Fiz uma música nova a que dei o nome de Posição. É um fragmento de uma música que fiz muito antiga, quando morava em Papucaia. E que a partir dele construí a música, agora, apenas sobre um acorde, uma meia pestana, na segunda casa do braço do violão. Mais ou menos como o que fiz com A Vida é Livre, que construí a música a partir do “...voa livre ave.” O fragmento que eu tinha da Posição era:  “... sentado, abertas...”. Então, coloquei isso sobre a meia pestana e construí o restante da letra, com uma melodia falada, como são faladas as coisas solenes, religiosas.
Normalmente, eu não vejo nem busco o-s sentido-s de como uma música se constrói. Mas nos devaneios que me pegam aqui dentro do apezinho, essa meia-pestana sobre a qual coloquei a letra é muito como a imagem que tinha tido uns dias antes e que tentei falar aqui no Blog Azul, sem conseguir direito, mas uma idéia que situo no meu quarto de dormir. Um lugar onde se colocar e de onde dar partida. Eu tentei falar disso em minhas últimas postagens e acho que isso começou, quando o Diêgo voltou do Peru e esteve aqui em casa pra me trazer aquela miniatura de brinquedo de máscara de ritual Azteca.
Eu tava dizendo pra ele da minha dificuldade em tomar uma posição. Em outras palavras, eu disse que recebia as notícias de uma forma obtusa e, aí, não conseguia achar no espaço que ela abria pra mim, um ponto de onde eu pudesse começar a me mover, dar minha partida. Daí, achei que essa meia-pestana é meio a realização da imagem de que estou tentando falar há um tempo aqui nas postagens curtas do Blog Azul e que nos devaneios aqui dentro do apezinho, localiza-se no meu quarto de dormir.

                                   Posição

Sentado, abertas
As duas arregaçadas para os lados com os pêlos cheios de energia
Os bagos derramados
Cachos assanhados de alegria e os cabelos em fúria
Sentado abertas
Os músculos curvos das pernas entornados com viço
Peitos empinados, coração forte
Nada de medo, nada de fim
Muito tempo e muito espaço voando
Sentado abertas
A posição sustenta a forma
Exu parado com força, sustento o céu, sustento a cidade, a rua.
Músculo inchado
Sentado, abertas
Uma esticada, a outra o joelho no peito
Sentado, abertas.

Nenhum comentário: