terça-feira, maio 29, 2018


Eu me lembro, na época em que frequentava escola, ter me envolvido muito prazeirozamente com um trabalho escolar que relacionava a visão com força. Mais ou menos como cabelos, os olhos, a força nos cabelos de Sansão, os olhos, algo como força na peruca. Daí, quando o rei Édipo descobriu ter transado com a mãe, furou o próprio olho, como sinal de que perdera o controle para a força do destino, algo assim, se sentindo fraco.
O Rafael Saar, quando chamei pra dirigir meu primeiro show Poema Maldito, pintou meu olho, um olho só, como o olho furado do Édipo. Depois, isso ficou incorporado aos shows. Os Felipes que me acompanharam ou que me acompanham nas músicas, se solidarizam comigo nesse Édipo. Também, é uma singela homenagem à tradição do Secos & Molhados, em que Ney  Matogrosso foi vocalista. Olho furado não tem cura, como dizia mamãe.
A Teuda Bara, quando foi mamãe em uma cena rodada aqui em casa, me garantiu que eu não tinha-teria esse Édipo, esse tipo que perde um olho pra si mesmo, para o destino. Agora, por último, tenho pensado muito no sentido da força, que preciso ter, que não vou perder. Pra suportar a luz de todo dia, cega.
Fora isso, minha uveíte voltou a baixar minha visão do olho esquerdo. Não sinto dor. Marquei a médica para dia 15/junho.
      


Nenhum comentário: